MENU
19
abr

10 COMENTÁRIOS PARA AGRADAR O DUDU QUE JÁ NOS FALARAM E ALGUMAS EXPLICAÇÕES

 

 

Aproveitando o momento de listas e posts com numerações levantamos n 10 comentários que já escutamos de pessoas que tentaram agradar o Dudu  e nossa família e que não condiz com a realidade. Claro que as pesoas que falaram desconhecem a temática e tiveram a intençao de agradar realmente.

Informaçao combate estigmas e preconceito e por isso fizemos esta lista.

 

 Comentário 1 – Ele é  a pessoa menos down que já  encontrei. 

Observação: Não existe isso. Dudu nasceu com a síndrome de down e pronto. A presença do cromossomo 21 extra é a mesma em todos os casos – não há graus. “A diferença entre uma pessoa e outra está nas oportunidades que cada uma tem de ser estimulada e nas características individuais que possui”, comenta o geneticista Zan. É por isso que  é essencial um estímulo desde a infância.

Comentário 2: Nossa ele é bonito né?

Observação: Cada pessoa com down é singular e herda as características da família. O fenotípo depende de cada família. Bom lembrar que isso beleza também é gosto de cada um.Todas as pessoas, inclusive as pessoas com síndrome de Down, têm características singulares, tanto genéticas, herdadas de seus familiares, quanto culturais, sociais e educacionais.

Comentário 3: Ele consegue falar tão bem!

Observação: Sim as pessoas com síndrome de down falam! isso mesmo!  Fato é que há um atraso no desenvolvimento da linguagem  que pode ser observado ao longo da infância das pessoas com down- com surgimento das primeiras palavras, frases e na dificuldade articulatória para emitir alguns sons. Entretanto, não há regra para saber quando e como a criança falará, pois depende das características de cada indivíduo.

Comentário 4: Ele parece ser normal!

Observação: Dudu nasceu com síndrome de down ponto.

Comentário 5: Seu irmão é bem articulado, ele dá até opinião.

Observação: As pessoas com síndrome de Down são acima de tudo ser humano. Como qualquer ser humano  têm opinião, gostos  e podem se expressar sobre assuntos que lhes dizem respeito.

Comentário 6 Nossa , o Dudu é bem esperto ele até pega táxi.

Observação: As pessoas com down são acima de tudo ser humano. Sendo assim se bem estimulados, treinados, empoderados como qualquer ser humano podem conquistar sua autonomia. As pessoas com down podem demorar um pouco mais  ( cada um tem seu ritmo).

Comentário 7: Dudu é tão calmo. Ele não é  agressivo.

Cada pessoa é singular e tem seu comportamento que pode variar ao longo da vida.

Não podemos generalizar as pessoas com Síndrome de Down, determinando certos comportamentos, pois essa afirmação pressupõe preconceito. Cada indivíduo tem suas características de acordo com sua família e ambiente em que vive, etc.

Comentário 8: Ele consegue até praticar esportes!

Observação: As pessoas com Síndrome de Down não só podem como devem praticar atividade física para seu bem estar físico e emocional. Lembrando que para todas as pessoas a avaliação física é importante antes do início de qualquer atividade

Comentário 9: Nossa ele nem parece que é doente!

A síndrome de down não é doença . É uma anomalia genética.

Comentário 10:  Ele bejia  até de língua.

Sim as pessoas com down são como qualquer ser humano e exercem sua sexualidade.

Conheça o Instituto Mano Down e apoio nossa causa.

 

 

 

2 comentários sobre “10 COMENTÁRIOS PARA AGRADAR O DUDU QUE JÁ NOS FALARAM E ALGUMAS EXPLICAÇÕES

  1. Oi suas postagens me enchem de esperança em relação ao meu filho ele tem 20 anos .Moramos em Abaetetuba estado do Pará aqui a cidade é pequena tenho muita dificuldade com relação principalmente a educação dele é ultimamente o Otavio ficou mais agressivo principalmente na escola ele quer namorar meninas ditas normais mais elas não correspondem é isso deixa ele furioso .Eu sempre acompanho os relatos sobre o Dudu e me emociono é e ao mesmo tempo busco força pra enfrentar todas as dificuldades pela qual passamos mais não desisto. Um abraço. Me Chamo Leila Cunha é meu filho Luís Otávio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Assine nossa Newsletter e saiba das novidades da Mano Down

Made by Raw Design