Aluno do Mano Down fala sobre inclusão e autonomia por meio das artes

julho 25, 2016

Mateus

Aos 25 anos, Matheus, aluno do Instituto Mano Down, participa com muita satisfação das nossas atividades, voltadas para o desenvolvimento das habilidades por meio das artes e incentivo à coletividade. Em um bate papo bastante descontraído, conversamos com ele sobre os seus interesses e as inúmeras atividades que desenvolve no dia a dia, que possibilitam seu crescimento pessoal e avanço na autonomia, além prática da inclusão, por meio da socialização proporcionada por seus inúmeras ocupações.

Interessado no ambiente artístico e suas áreas relacionadas, Matheus nos contou que toca instrumentos, os quais consegue tocar semanalmente em uma das aulas do Mano Down, a de Bartucada, e que também é interessado em cinema, em especial, nos filmes de animação. Além disso, ele também é um dos alunos mais comprometidos com a nossa aula de capoeira, ministrada pelos Mestres Jabuti e Curumim, e também melhora sua desenvoltura e comunicação em aulas de teatro fora do instituto, que já lhe proporcionaram a experiência de apresentar uma peça.

As atividades artísticas e culturais, seja o cinema,a música ou a dança, garantem aos praticantes avanço na coordenação motora, ritmo, estimulação da memória e em especial, a criação de vínculos, por meio das aulas coletivas em que alunos e professores se preocupam uns com os outros e se ajudam, estando em total sintonia. Por esse motivo, não somente associadas à prática de atividades físicas (veja aqui todos os benefícios e uma lista das melhores e mais vantajosas atividades) as artes também fazer o papel de estimulação, necessário na vida das pessoas com síndrome de down para que desenvolvam suas capacidades e competências. É nisso que o Mano Down acredita e promove aos alunos.

Para gingar capoeira ou fazer uma aula de Bartucada, assim como o Matheus, venha nos fazer uma visita e conhecer nosso espaço. Rua Japão, 180 – Alto Barroca – Belo Horizonte ou ligue, para mais informações (Iracema – 98661-1261 ou Leonardo – 99613-9566)

Veja como foi a conversa com o Matheus no vídeo abaixo:

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Para mais detalhes sobre desenvolvimento e estimulação, nós do Mano Down e Portal Incluo lançamos um guia completo. O download é gratuito. Boa leitura!

ebook estim clique

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.