CONHEÇA O INSTITUTO MANO DOWN

abril 09, 2018

INSTITUTO MANODOWN

O Instituto Mano Down nasceu da idealização de sonhos de um grupo de pessoas que, acreditando nas capacidades das pessoas com síndrome de Down, pensaram que poderiam agir e oferecer as pessoas com down oportunidades de serem protagonistas de suas histórias.

A história foi iniciada em 2010, por Leonardo Gontijo, com o objetivo de dar vez e voz para as pessoas com Síndrome de Down.

Tudo surgiu a partir do amor de Leonardo por seu irmão caçula, Eduardo – mais conhecido como Dudu do Cavaco; que tem Síndrome de Down.

Depois de publicar 2 livros para o irmão e de juntos palestrarem por várias regiões do Brasil –  levando informações, orientações e perspectivas para as pessoas; Leonardo oficializou o Estatuto do Instituto Mano Down em novembro de novembro de 2015, ampliando a sua atuação para projetos de socialização, desenvolvimento potencializado, mobilização para autonomia e inclusão no mercado de trabalho.

 

NOSSO CÍRCULO DE OURO

O que? Como? Por que?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MISSÃO

Realizar a inclusão das pessoas com deficiência intelectual na sociedade, através do desenvolvimento potencializado e engajamento da sociedade.

 

VISÃO

Ser excelência no desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual no Brasil, se tornar uma marca reconhecida em diversidade e inclusão e ser autossustentável.

 

VALORES

Respeitar as diferenças, fazendo a diferença – Foco no desenvolvimento de pessoas e respeito às diversidades.

Ética e Transparência – Ser, ter e parecer Governança corporativa, relacionamento com o poder público e privado, alianças estratégicas, relacionamento entre colegas de trabalho, engajamento com stakeholders, relacionamento com famílias.

Criatividade com Resultados – Autonomia para fazer a diferença, gerando resultados Inclusão através do desenvolvimento, crescimento – captação de recursos, engajamento com a causa, integração, vivências e saúde.

Humildade de Aprendizado – Aprender com o outro Nada sobre nós, sem nós; metodologia de desenvolvimento potencializado; ambiente diverso; complexidade da proposta; complementaridade.

Empatia para integração – Visão sistêmica – Integração das áreas de saúde, vivências e mobilização para autonomia, contato pessoal e organizado com os familiares e profissionais das pessoas com deficiência, relacionamento/networking com empresas e poder público.

 

CASA MODELO

Atualmente o Instituto Mano Down conta com uma Casa Modelo e tem trabalhado para promover o desenvolvimento potencializado das pessoas com Down – desde o acolhimento, estimulação precoce, vivências, autonomia, socialização, até a inclusão no mercado de trabalho.

 

Isso é feito por meio da integração de ações de saúde – fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia; pedagogia, atividades culturais e de vivências, mobilização para autonomia, educação financeira, projeto talento apoiado, entre outros.

CONTEXTO E FINALIDADES

Queremos minimizar a invisibilidade social para que as pessoas com down tenham liberdade para dirigir a própria vida, mesmo que, para isso, seja necessário suporte por parte de amigos, familiares e de outras pessoas do meio social para que eles possam fazer suas próprias escolhas e projetos de vida.

Indiretamente visamos demonstrar que a inclusão somente acontecerá de fato quando aceitarmos as diferenças inerentes aos seres humanos de forma igualitária. Esperamos com esta iniciativa, tangencialmente, abrir espaços para outras famílias e que pessoas com DOWN mostrem suas habilidades e talentos muitas vezes escondidos ou com pouco espaço para expressão social.

 

AÇÕES E ATIVIDADES

O principal objetivo do Instituto Mano Down é desenvolver pessoas com T21 e com deficiência intelectual.

Para isso, em cada fase de seu desenvolvimento são propostas atividades diferentes, com o objetivo de potencializar esse desenvolvimento, proporcionando oportunidades para que essas pessoas alcancem o máximo do seu potencial.

Para isso oferecemos:

  • Acolhimento
  • Intervenção precoce – Atendimentos de saúde: fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia
  • Acompanhamento pedagógico
  • Atividades culturais e de vivências
  • Oficinas culturais e esportivas
  • Roda de conhecimento, acompanhamentos e orientações para pais e familiares
  • Além de um grande portifólio de palestras.

Se você quer que seu filho tenha as oportunidades que ele merece, aqui tem todas as condições para isso. Venha conhecer a casa modelo.

CLIQUE AQUI PARA VER O FLYER DA CASA MODELO EM FORMATO PDF

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias