MENU
Quero Fazer um Doação - Instituto Manodown
Banner Instituto Manodown
09
abr

CONHEÇA A CASA MODELO MANO DOWN

INSTITUTO MANODOWN

O Instituto Mano Down nasceu da idealização de sonhos de um grupo de pessoas que, acreditando nas capacidades das pessoas com síndrome de Down, pensaram que poderiam agir e oferecer as pessoas com down oportunidades de serem protagonistas de suas histórias.

A história foi iniciada em 2010, por Leonardo Gontijo, com o objetivo de dar vez e voz para as pessoas com Síndrome de Down.

Tudo surgiu a partir do amor de Leonardo por seu irmão caçula, Eduardo – mais conhecido como Dudu do Cavaco; que tem Síndrome de Down.

Depois de publicar 2 livros para o irmão e de juntos palestrarem por várias regiões do Brasil –  levando informações, orientações e perspectivas para as pessoas; Leonardo oficializou o Estatuto do Instituto Mano Down em novembro de novembro de 2015, ampliando a sua atuação para projetos de socialização, desenvolvimento potencializado, mobilização para autonomia e inserção no mercado de trabalho.

 

CASA MODELO

Atualmente o Instituto Mano Down conta com uma Casa Modelo e tem trabalhado para promover o desenvolvimento potencializado das pessoas com Down – desde o acolhimento, estimulação precoce, vivências, autonomia, socialização, até a inclusão no mercado de trabalho.

Isso é feito por meio da integração de ações de saúde – fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia; pedagogia, atividades culturais e de vivências, mobilização para autonomia, educação financeira, projeto talento apoiado, entre outros.

CONTEXTO E FINALIDADES

Queremos minimizar a invisibilidade social para que as pessoas com down tenham liberdade para dirigir a própria vida, mesmo que, para isso, seja necessário suporte por parte de amigos, familiares e de outras pessoas do meio social para que eles possam fazer suas próprias escolhas e projetos de vida.

Indiretamente visamos demonstrar que a inclusão somente acontecerá de fato quando aceitarmos as diferenças inerentes aos seres humanos de forma igualitária. Esperamos com esta iniciativa, tangencialmente, abrir espaços para outras famílias e que pessoas com DOWN mostrem suas habilidades e talentos muitas vezes escondidos ou com pouco espaço para expressão social.

 

AÇÕES E ATIVIDADES

O Instituto Mano Down oferece atendimentos clínicos – médicos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeuta ocupacional.

Na Casa Modelo, toda semana, tem aulas de dança, capoeira, zumba, teatro, percussão, slackline, hip hop, fotografia; atividades pedagógicas e mobilização para autonomia.

Além da inclusão das pessoas com down no mercado de trabalho, por meio da metododologia do emprego apoiado.

Também desenvolvemos grupos de discussões, rodas de conversas, reunião de pais, reunião de irmãos, visita aos hospitais e acolhimento.

Além de um grande portifólio de palestras.

Se você quer que seu filho tenha as oportunidades que ele merece, aqui tem todas as condições para isso. Venha conhecer a casa modelo.

CLIQUE AQUI PARA VER O FLYER DA CASA MODELO EM FORMATO PDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Assine nossa Newsletter e saiba das novidades da Mano Down


Confeitaria de IdeiasPortal incluoCafé com DançaRisu Compra SocialDauzito