Portaria traz recomendações para atendimento de pessoas com deficiência no SUS

Maio 07, 2020

Foi publicada hoje no Diário Oficial da União a Portaria 65/2020 que aprova a Nota Técnica nº12/2020 com orientações e recomendações aos profissionais de saúde sobre o diagnóstico e atendimento de idosos e pessoas com deficiência no contexto do novo coronavírus – COVID-19.

A Portaria traz questões importantes sobre prevenção, diagnóstico, acolhimento, atendimento e tratamento de idosos e pessoas com deficiência em relação ao novo corona vírus. O objetivo é definir parâmetros e procedimentos, a serem aplicados nos âmbitos municipais, estaduais e federais, para prestar orientações e atendimentos adequados e identificar necessidades de suportes e apoios que surgirem.

Outro aspecto importante se refere à prioridade quanto ao diagnóstico, assegurando que a pessoa idosa ou com deficiência ao apresentar algum sintoma gripal seja tomada ação rápida, entrando em contato com o número 136 (serviço TELE SUS do Ministério da Saúde) ou com equipe de atenção primária à saúde local, para que sejam repassadas orientações sobre manejo para a procura de um serviço de saúde.

Para ter acesso ao texto completo da Portaria 65/2020, acesse: http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-65-de-6-de-maio-de-2020-255614645

 

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *