MENU
Quero Fazer um Doação - Instituto Manodown
Banner Instituto Manodown
09
fev

PROGRAMA TALENTO APOIADO INICIA LEVANTAMENTO DE PERFIL PROFISSIONAL

O Programa Talento Apoiado, desenvolvido pelo Instituto Mano Down, iniciou o ano com a realização do levantamento e diagnóstico do perfil profissional de todos os participantes do projeto.

Este levantamento integra uma das diversas etapas que praticamos no nosso projeto de inserção social através da inclusão no mercado de trabalho.

Um dos instrumentos que utilizamos nesta etapa é o Método De Perfiles De Adecuación De La Tarea a La Persona, mais conhecido como Método Lantegi Batuak(*). Este instrumento permite analisar o perfil da pessoa para o local de trabalho e, também, os próprios postos de trabalho.

O método realiza a comparação dos perfis, de forma a aproximar as exigências das atividades e atribuições a serem realizadas em um posto de trabalho e a capacidade da pessoa em realizar estas tarefas.

Um dos objetivos do Método é facilitar o processo de adaptação entre a pessoa com deficiência e o local de trabalho, valorizando a referida posição, as capacidades e apoios que a pessoa precisa, as demandas do cargo.

Além disso, ele visa a favorecer o conhecimento e avaliação das habilidades práticas e das potencialidades no trabalho que compreendem: competência e conhecimentos específicos acerca de processos, métodos, técnicas, normas, regulamentações, tipo de materiais e equipamentos e outros conteúdos específicos. Isto possibilita o desenvolvimento de planos individuais de trabalho, através de uma linguagem comum.

O Método Lantegi Batuak é composto de 65 variáveis que são divididas entre os perfis – 40 para o perfil da pessoa e 25 para o perfil do posto de trabalho – e em dimensões comparativas (autonomia pessoal, processamento das informações, atitudes físicas, atitudes ante o trabalho e fatores ambientais).

Exclusivamente no perfil das pessoas avaliamos também o seu domínio pessoal – que se refere à capacidade funcional da pessoa relacionada aos aspectos de saúde física, mental e sua inserção social, atitudes e comportamentos, e quanto ao processo de envelhecimento.

Assim, através do levantamento de informações e diagnóstico baseados nesse método, o Projeto Talento Apoiado do Instituto Mano Down, visa:

• Selecionar pessoas com deficiência intelectual para determinados postos de trabalho;
• Efetuar o acompanhamento e avaliação contínua desta pessoa;
• Realizar um planejamento de formação individual do nosso usuário;
• Determinar os níveis de intervenção – apoios – para o processo de emprego apoiado (metodologia utilizada no projeto);
• Adequar o posto de trabalho para a pessoa com deficiência;
• Dentre outras.

O Projeto Talento Apoiado, através da metodologia do emprego apoiado, torna-se eficaz no apoio à inclusão profissional, já que potencializa oportunidades, gera confiança e segurança para o profissional, para a família e para a empresa, além de estar alicerçado na ética como fator crucial para a valorização e respeito das pessoas com deficiência,

Sabemos que a contratação de profissionais com deficiência intelectual representa a equiparação de oportunidades e a inclusão de um novo empregado que colabora, produz e é capaz de agregar novos valores.

A inclusão profissional traz diversos benefícios, tanto para a pessoa com deficiência, como para a empresa. Essa nova maneira de olhar a sociedade se reflete tanto dentro como fora, com reflexos positivos na sua imagem social.

Acreditamos que, ao abrir as portas para o que é novo, proporcionamos a todos os envolvidos oportunidades de aprendizado e uma nova visão de mundo.

(*) Lantegi Batuak é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Loiu / Viscaya-Espanha, que gera oportunidades de emprego, a fim de alcançar o máximo de desenvolvimento de pessoas com deficiência, com foco na deficiência intelectual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Assine nossa Newsletter e saiba das novidades da Mano Down


Confeitaria de IdeiasPortal incluoCafé com DançaRisu Compra SocialDauzito