10 PERGUNTAS MAIS CRETINAS QUE JÁ RECEBEMOS AQUI NO INSTITUTO MANO DOWN POR EMPRESAS QUE "QUEREM" CONTRATAR PESSOAS COM DOWN

abril 17, 2017

 

 

As 10 perguntas mais cretinas que já recebi nestes seis anos do Instituto Mano Down de empresas que ligam ou mandam email em busca de pessoas para vagas de empregos. Leia e Jamais faça isso. Obviamente as respostas dadas foram com muita ironia e indignação.

Claro que existem muita falta de informação e desconhecimento para isso fazemos as palestras e textos, mas também existe muita má vontade e má fé.

As fraudes à Lei de Cotas infelizmente acontecem em todos os cantos do país, mas essa prática ilegal tem sido combatida com rigor pelo Ministério Público do Trabalho.

Uma das situações que sempre são objeto de condenação de empresas na Justiça do Trabalho é a contratação de “fantasmas com deficiência”. Isso mesmo, empresas que contratam pessoas com deficiência de forma fraudulenta para cumprir as cotas Lei 8.213/1991.

Trata-se da famosa, manjda  e repudiada prática de se contratar trabalhadores com deficiência para ficar em casa.

Você tem alguma passagem para inserirmos na lista?

 Pergunta 1: Tem um menos downzinho aí no Instituto ?

Resposta: Temos sim, passe aqui e vamos medir juntos as pessoas com down para ver qual que cabe aí na sua empresa.

Pergunta 2: Recebemos uma fiscalização do Ministério do Trabalho e temos que contratar pessoas com deficiência. Podemos pagar o salário e deixar eles aí no Instituto?

Resposta: Claro que sim. Passe aqui no Instituto que iremos fazer uma reunião juntamente com o pessoal do Ministério do Trabalho para formalizarmos isso.

Pergunta3 : Queremos contratar uma pessoa com down que não babe. Tem alguma ai no Instituto que possa nos atender?

Resposta : Claro que temos , passe aqui para conhecer nosso trabalho e traga o lenço pois acho que você é que vai babar de ver as habilidades das pessoas com down.

Pergunta 4 : Aí no instituto tem alguma pessoas com down que fale menos, pois assim atrapalhará menos o ambiente de trabalho?

Resposta: Claro, temos sim. Passe aqui para conversarmos e conhecer nosso trabalho, mas espero que não fale muito para não atrapalhar nosso ambiente de trabalho.

Pergunta 5 : Gostaria de contratar uma pessoa com down que saiba ir ao banheiro sozinho, tem alguém aí no Instituto que consegue?

Resposta:  Venha aqui para conversarmos e conhecer nosso trabalho. Temos um banheiro a céu aberto aqui muito inovador e acho que vai gostar de conhecer.

Pergunta 6- Por acaso aí no instituto tem alguma pessoa com down que sabe usar celular?

Resposta : Falei que iria olhar e que iríamos retornar. Fizemos questão de 3 alunos do Instituto ligasse para a contratante perguntando sobre a empresa e as vagas.

Pergunta 7- Ficamos sabendo que possuem pessoas com down no instituto aptas para trabalhar. Queremos contratar uma que saiba digitar, tem alguma aí?

Resposta : Pedi o whatsapp da pessoa e falei que retornaria. Fizemos questão de 5 alunos do Instituto mandasse mensagens para ele via aplicativo whatsapp.

Pergunta 8-Meu chefe falou que precisamos contratar 2 pessoas com down para atendermos a lei de cotas, por acaso tem algum ai no Instituto que não toma remédio?

Resposta: Olha , temos sim. Venha aqui nos visitar para conhecer nosso trabalho e conversar com os alunos, mas não se esqueça de tomar seu remédio contra o preconceito , se não tiver vendemos aqui.

Pergunta 9- Precisamos contratar pessoas com deficiência pois temos um prazo para não tomar multa, será que pode nos dar uma declaração que tentamos e não conseguimos?

Resposta : Claro! Como nos conheceu? Para qual email podemos enviar?
Email enviado:

Declaro para os devidos fins que esta empresa é uma farsa e finge que contrata pessoas com deficiência.

Pergunta 10 Tem alguma pessoa com down aí no instituto que tenha pegado a síndrome depois dos 18 anos?

Resposta: Veja bem! Temos sim. Venha cá conhecer e pegar seu certificado de desconhecimento sobre a pessoa que quer contratar.

Essa não foi a primeira e infelizmente não será a última fraude trabalhista envolvendo pessoas com deficiência a ser identificada e punida. O Ministério Público Federal, assim como dos Estados sempre devem ser acionados diante desse tipo de situação, pois têm o dever de agir para combater esses abusos.

Fica também o alerta para as pessoas com deficiência, não deixem a necessidade prevalecer sobre a moralidade, não hesitem em denunciar propostas dessa natureza. A inclusão no mercado de trabalho, que tanto lutamos, tem que ser defendida com ações éticas tanto por parte do empregador, quanto do empregado.

Somente com informação, profissionalismo conseguiremos reverter este quadro.

No portal incluo temos mais de 300 pessoas com down aptas para o mercado de trabalho.

Leia matéria feita pelo Thiago Helton. Clique Aqui.

Deixe uma resposta
All comments (3)
  • Iracema
    abril 18, 2017 at 11:58

    Um absurdo. Isso só comprova a falta de informação dos empregadores e a falta de interesse na informação correta sobre a Síndrome de Down.

    Reply
  • mano_admin
    abril 19, 2017 at 15:43

    Pessoal , obrigado pela participação. Ainda impera muito desconhecimento sobre o tema diversidade e aos poucos vamos informando , mostrando e mudando esta realidade. Abraços […] Read MorePessoal , obrigado pela participação. Ainda impera muito desconhecimento sobre o tema diversidade e aos poucos vamos informando , mostrando e mudando esta realidade. Abraços e estamos juntos. Read Less

    Reply
  • Gabriel Lourenço Silva Camargos
    abril 29, 2020 at 15:15

    o que eu espero que as pessoas podem trabalhar mais não tem necessidades de ficar em casa

    Reply

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.