Conselho Consultivo Estratégico

  • O Instituto Mano Down conta com um Conselho Consultivo Estratégico, formado por executiva e executivos qualificados, que doam o seu tempo e o seu know-how para contribuir com a estratégia da instituição.

    O Conselho se reúne mensalmente para analisar a gestão e realizações do Instituto e propor novas estratégias, sempre com o foco na governança, transparência, sustentabilidade financeira e eficiência.

  • Conheça nossos Conselheiros

  • Alice Gonzaga Carsalade

    Graduada em Administração de Empresas pela universidade FUMEC BH. Especialista em Mercado de Capitais pelo IBMEC MG e também em Marketing pela Fundação Dom Cabral. Possui certificação pela CVM e CFP®️ pelo IBCFP.

    Possui ampla experiência no desenvolvimento de negócios atuando há 26 anos na gestão de investimentos no segmento Wealth Management.

    Sócia da PFI Investimentos assessorando de forma independente clientes do seguimento WM para construção de portfolios, investimentos locais, internacionais e planejamento patrimonial.

    Ampla experiência em bancos internacionais iniciando sua carreira no CCF Brasil onde passou por mesas de operação e gerência.

    Posteriormente colaborou para a estruturação e início das operações da filial BH do BNP PARIBAS onde trabalhou durante 17 anos no gerenciamento de carteira de clientes, gestão de investimentos locais e internacionais, operações estruturadas em diversos mercados e planejamento patrimonial.

  • André Jacques Luciano Uchoa Costa

    Partner at Battella, Lasmar & Silva Advogado. Mestre em Direito Empresarial pela UFMG. LL.M pela Northwsern Pritzker School of Law. CBA pela Kellog School of Management.

    Atua em seguros, resseguros e assuntos relacionados; arbitragem; contratos comerciais; Lei corporativa; fusões e aquisições (M&A); projetos de telecomunicações, mineração e infraestrutura.

    Já atuou na área de direito societário internacional, representando clientes com predominância no Brasil e nos EUA, incluindo fabricantes, bancos, instituições financeiras, fundos de hedge, fundos de private equity, empresas de telecomunicações e pessoas com alto patrimônio líquido em suas atividades em todo o mundo. As transações representativas incluem negociação e documentação de linhas de crédito, colocação privada de dívida e patrimônio, documentação para bancos em conexão com atividades de bancos comerciais e privados, acordos comerciais gerais, due diligence, negociação e rascunho de documentos de aquisição em transações relacionadas a telecomunicações na América Latina e Europa.

  • Camilo Romanha

    Camilo tem mais de 16 anos de experiência profissional desenvolvida em empresas multinacionais de mineração, siderurgia e energia renovável, atuando em cargos estratégicos e alta liderança. Suas reconhecidas habilidades de gerenciamento e foco no cliente o permitiram liderar pessoas para inovar e transformar negócios em grandes empresas mundiais como a Vale, e em startups. Possui vasta experiência internacional marcada por auditorias e consultorias em plantas industriais ao redor do mundo e pelo seu Mestrado em Administração de Negócios na Suíça.

    Alavancou resultados mudando modelo de negócios, quebrando barreiras de entrada no mercado, e estabelecendo novas e duradouras relações com clientes. Ações focadas no aumento de valor para companhia e atratividade de investidores.

    As habilidades de liderança e a experiência multicultural o possibilitaram a conclusão de projetos acima U$100mm envolvendo diversas nacionalidades, e a condução de operações com 1850+ funcionários com foco no aumento de valor ao acionista.

    Quando viveu em áreas remotas, Camilo atuava nas creches e escolas contribuindo para alavancar a educação e os padrões de vida na comunidade. Recentemente, ingressou como membro do conselho de uma ONG que desenvolve e incluí pessoas com deficiência intelectual na sociedade. 

  • Luis Fernando Porto

    Além de CEO da Unidas | Locamerica, também é sócio do Grupo Via Jap de concessionárias Mitsubishi, Suzuki e DAF Caminhões.

    Formado em Administração de Empresas pela Universidade Fumec e pós-graduado em Gestão de Negócios, pela Fundação Dom Cabral.

    Fundou, em 1993, uma locadora de veículos para frotas corporativas, a Locarvel, com 16 carros. Com o crescimento, parte da empresa foi vendida para um fundo private equity, quando nasceu a Companhia de Locação das Américas (Locamerica).

    Quatro anos depois fez IPO e passou a negociar suas ações na BM&FBOVESPA. Em 2017 anunciou a fusão com a Ricci Locadora, e se tornou líder em terceirização de frotas do país. Em dezembro do mesmo ano, fez a fusão com a Unidas, o que consolidou a posição de liderança em frotas, além de assumir a 2ª posição no ranking geral de locadoras de veículos do Brasil.

  • Lucas Miranda

    Sócio no Grupo IMPACTO desde março de 2015. Acumula 17 anos de experiência profissional em Mercado Financeiro – Fundações e Gestoras de Recursos. Atuou como gerente estratégico de investimentos na Fundação Libertas (antiga Previminas) e foi gestor de portfólio na Fundação Açominas.

    Antes de ingressar na IMPACTO, foi responsável pelos fundos de renda fixa, multimercados e participações na AF Invest.

    É bacharel em Administração e pós-graduado em Finanças pela FEAD/MG. Especialista em Finanças Corporativas pela Fundação Dom Cabral e Master of Laws – LL.M. em Direito Corporativo pelo IBMEC/BH.