Mano Down oferece testes gratuitos de COVID-19 para pessoas com Down

agosto 01, 2020

Parceria com Centro de Apoio Regional ao Desenvolvimento Social possibilidade testagem gratuita de dezenas de pessoas com síndrome de Down e seus familiares neste sábado

 

Neste sábado (01/08), dezenas de pessoas com síndrome de Down e seus familiares, previamente cadastrados, vão poder realizar gratuitamente o teste rápido de COVID-19 na sede do Instituto Mano Down – localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Por meio de parceria com a Instituição CARDES – Centro de Apoio Regional ao Desenvolvimento Social, será oferecido o exame sorológico rápido do novo corona vírus para os educandos (pessoas com deficiência intelectual), familiares e profissionais que fazem parte Instituto Mano Down.

O exame consiste na análise de anticorpos feita com sangue, através de um “furinho” na ponta do dedo. O teste consegue identificar se a pessoa teve contato com o vírus. E, dessa forma, ajuda a localizar rapidamente quem está contaminado e, assim, possibilita a intervenção e evita o contágio de outras pessoas, especialmente daquelas que fazem parte dos grupos de riscos.

De acordo com o presidente e fundador do Instituto Mano Down, Leonardo Gontijo, o propósito da ação é proporcionar mais tranquilidade e apoio para as famílias nesse momento. “É importante esclarecer que pessoa com síndrome de Down não necessariamente está no grupo de risco. O que acontece é que algumas delas têm problemas de saúde – cardiopatia, problemas respiratórios, diabetes, etc.; que são fatores de risco. Estudos recentes têm mostrado que as pessoas com Down têm conseguido superar o COVID de forma positiva. No entanto, a prevenção é sempre o melhor caminho”, explica.

A ação será realizada nesse sábado e tem previsão de duração de 5 horas. Os participantes foram previamente cadastrados, de acordo com o interesse e disponibilidade. Todos os testes e os profissionais de saúde que estão participando da ação foram viabilizados através do CARDES.

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.