Mano Talks III traz Luiz Miguel Melero, referência em modelo educacional

outubro 27, 2020

Evento gratuito, promovido pelo Instituto Mano Down, discute inteligência, aprendizagem e modelo educacional 

 

No próximo dia 07 de novembro, de 09h00 às 12h00, apresentamos a terceira edição do Mano Talks, evento que já se tornou referência sobre síndrome de Down no Brasil.

 

Com o tema “A inteligência é construída ou herdada?”, a grande atração do evento será o palestrante internacional Luiz Miguel López Melero, professor da Universidade de Málaga e idealizador do projeto ROMA, considerado um dos estudiosos mais respeitados no mundo sobre modelo educacional para crianças com síndrome de Down.

 

Outra novidade é que, em virtude da pandemia, o evento será realizado em formato híbrido – presencial, com um número limitado de convidados em respeito às medidas de segurança, e online para um público de mais de 300 pessoas.

 

A transmissão será feita a partir do teatro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, e será exibida a partir de plataforma online, com tradução simultânea e libras.

 

As inscrições serão gratuitas e podem ser feitas a partir do Sympla – CLIQUE AQUI

 

Caso tenham interesse, os participantes poderão colaborar com o Instituto por meio de doação. O valor arrecadado será revertido para o programa de inclusão escolar do Mano Down, que promove o atendimento de crianças com síndrome de Down.

 

Modelo educacional: A inteligência é construída ou herdada?

 

O tema escolhido para a terceira edição do Mano Talks, “A inteligência é construída ou herdada?”, traz uma reflexão sobre perspectivas e oportunidades para aprendizagem de crianças com síndrome de Down.

 

Um assunto que ganha ainda mais relevância nesse momento, após a publicação do Decreto nº10.502, que trata da nova Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizagem ao longo da Vida.

 

O Decreto gerou grande polêmica e muitas discussões entre instituições, famílias e escolas, pois resgata as chamadas escolas especializadas, afirmando que estariam melhor preparadas para atender crianças com deficiência intelectual que não se adaptarem às escolas regulares.

 

Para muitas instituições e profissionais que atuam na causa, a medida representaria um retrocesso para a inclusão escolar, prevista na Lei Brasileira de Inclusão, pois abriria precedente para que escolas regulares não aceitem pessoas com deficiência intelectual.

 

Para o Mano Talks III, o palestrante internacional Luiz Miguel López Melero, traz toda a sua experiência e referências científicas para conversar com o público sobre processos envolvidos no desenvolvimento inteligente, o caráter social, cultural e contextual da atividade inteligente, habilidades de aprendizagem e desempenho escolar.

 

 Conheça o palestrante Luiz Miguel López Melero

 

Luiz Miguel López Melero é professor da Universidade de Málaga, na Espanha. Ele é considerado um dos mais respeitados estudiosos do mundo sobre educação para pessoas com deficiência.

 

Ele é o responsável pelo projeto ROMA, que é referência em pedagogia contemporânea e que parte do princípio de que o desenvolvimento da inteligência está condicionado pela “qualidade” do contexto sociocultural de vida do indivíduo – família, escola, sociedade

 

Suas linhas de pesquisa se concentram na educação de pessoas com deficiência e culturas minoritárias.

 

Foi reconhecido com o prêmio Caja Navarra por mais de uma década de trabalho dedicado aos estudos e pesquisas sobre novo modelo educacional para crianças com síndrome de Down

 

Informações e inscrições

 

  • Data: 07/11/2020
  • Horário: 09h00 às 12h00
  • Local: Auditório Teatro Santo Agostinho
  • Transmissão: plataforma on-line com tradução simultânea e libras
  • Inscrições gratuitas para participação on-line: CLIQUE AQUI
  • Solidariedade: Caso tenham interesse, os participantes poderão colaborar com o Instituto por meio de doação. O valor arrecadado será revertido para o programa de inclusão escolar do Mano Down, que promove o atendimento de crianças com síndrome de Down – CLIQUE AQUI

 

Deixe uma resposta
All comments (3)
  • Noelly Susana Goedert de Souza
    novembro 10, 2020 at 19:43

    Olá Gostaria de saber se foi gravada para poder acessar.

    Reply
  • Amabel
    novembro 11, 2020 at 21:57

    Olá, gostaria de ouvir/ver essa live, porém n sei como acessar.

    Reply
  • ISAMARA
    novembro 16, 2020 at 08:21

    Não estou conseguindo rever a palestra?

    Reply

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *