Treinando a autonomia: alunos do Mano Down em ida às compras na padaria

dezembro 01, 2016

autonomia mano down na padaria

No último dia do mês de novembro, o Mano Down recebeu no instituto os artistas mineiros Wilson Sideral e Fernanda Takai. A agradável tarde de quarta feira foi preparada pelos nossos alunos, que apesar de participarem das atividades e oficinas somente às terças e quintas, vieram acolher os cantores de braços abertos e ainda prepararam um lanche para todos.

Para exercitarem a autonomia e ganho de confiança e responsabilidade – o que defendemos que deve ser feito ainda mesmo na infância das pessoas com down – juntos, Luan, Rebeca, Lucas e Breno foram à padaria do bairro para fazer as compras do necessário para o café da tarde de recebimento dos convidados, sempre se ajudando durante todo o trajeto e cuidando uns dos outros para atravessar as ruas, se atentando à abertura dos sinais e ao tráfego local.

Ao chegaram à padaria mais próxima, mais uma etapa do exercício de autonomia: cada um deveria pegar um item do local, calcular a quantidade necessária em relação ao número de pessoas que participariam do café, e ainda, pagar e conferir o troco recebido.

Foi um sucesso! A conquista da autonomia está relacionada à confiança da própria pessoa e ao incentivo dos pais ou responsáveis, que pode e deve acontecer desde cedo. É preciso encorajá-los aos poucos para que façam as tarefas sozinhos, desde supervisionadas até que se sintam seguros para que tomem suas próprias decisões sem nenhum tipo de supervisão.

Você pode fazer parte das práticas inclusivas, seja se adaptando à sua realidade e promovendo a inclusão na sua família e na sociedade, ou viabilizando que ela aconteça, apoiando os projetos Instituto Mano Down. Quer conhecer melhor nossas atividades? Entre em contato ou nos faça uma visita.

Confira todos os detalhes em vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=i-0pjWMIhEw

Deixe uma resposta

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.